Home » Doenças Vasculares » Cateter Permcath

Voltar

Cateter Permcath

O que é?

O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em veia central, geralmente a veia jugular no pescoço. Pode também ser introduzido em outras veias como a subclávia, que fica no tórax embaixo da clavícula, ou na femoral, que fica na virilha. Este cateter apresenta um túnel subcutâneo longo, com saída em um local diferente do que foi implantado, causando mais conforto ao paciente e menor índice de infecções.

Pacientes portadores de insuficiência renal crônica, que necessitam realizar hemodiálise – processo de filtração do sangue que substitui as funções dos rins –, precisam de um acesso venoso para o procedimento. Os acessos mais utilizados são os cateteres e as fístulas arteriovenosas.

A equipe do Instituto Belczak de Cirurgia Vascular e Endovascular é especializada na implantação de todos os acessos disponíveis para realização de diálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica: cateter de Shilley, Permcath e cateteres para realização de diálise peritoneal, como o Tenckhoff. Da mesma forma, a equipe tem ampla experiência na realização de fístulas arteriovenosas (união entre artéria e veia realizada por cirurgia) para hemodiálise.

Tratamentos


O implante do cateter de permcath é feito no centro cirúrgico com a aplicação de anestesia local. Utilizando aparelho de radioscopia digital, o procedimento é realizado de forma rápida e segura. Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia e pode realizar hemodiálise pelo cateter assim que este é implantado. Em alguns casos, o permcath também pode ser utilizado para transplante de medula óssea.

Agende uma consulta