Home » Doenças Vasculares » Aneurismas » O que é Aneurisma de Aorta Torácica?

Voltar

O que é Aneurisma de Aorta Torácica?

O rompimento de um aneurisma de aorta torácica tem alto índice de mortalidade e pode levar a dores intensas com sangramento interno de grande volume.O aneurisma de aorta torácica é uma a dilatação na parte da aorta que fica no peito, atrás do coração. Trata-se de uma doença considerada grave, pois, assim como o aneurisma de aorta abdominal, costuma ser silencioso e sua primeira manifestação pode ser a rotura.

aneurisma-de-aorta-04 aneurisma-de-aorta-05

Causas de Aneurisma de Aorta Torácica

Muitos fatores agravam o surgimento do aneurisma de aorta torácica e há correlação com o desenvolvimento da aterosclerose. Conheça alguns deles: predisposições genéticas e hereditárias, tabagismo, e inúmeros outros. Os aneurismas da aorta torácica são mais freqüentes em pacientes portadores de doenças como a Síndrome de Marfan e Ehlers-Danlos.

Sintomas de Aneurisma de Aorta Torácica

Em alguns casos, o primeiro sintoma pode ser o rompimento do aneurisma, que representa um quadro grave, muitas vezes acompanhado de dor torácica e queda da pressão arterial.Uma vez que, na maioria das vezes, o paciente não apresenta sintomas, o aneurisma de aorta torácica geralmente é encontrado em um exame de rotina para detectar outras doenças.

Diagnóstico de Aneurisma de Aorta Torácica

Após a suspeita clínica de um aneurisma de aorta torácica, exames precisam ser realizados. A consulta com um cirurgião vascular é fundamental, pois após a avaliação do caso o médico poderá solicitar o exame adequado e indicar se há necessidade de alguma intervenção cirúrgica.

Nos casos em que não há indicação de cirurgia, o paciente deve ser acompanhado para avaliação da evolução do quadro.

Tratamentos de Aneurisma de Aorta Torácica

Atualmente existem duas principais técnicas para o tratamento do aneurisma de aorta torácica: a cirurgia aberta e a endovascular. Na técnica aberta, há a necessidade de abertura lateral do tórax, interrupção temporária do fluxo de sangue neste segmento da aorta e substituição da porção dilatada por uma prótese de tecido que é costurada no local. Neste caso, é indicada a anestesia geral e por ser um procedimento de grande porte, a recuperação é mais lenta e o tempo de internação é maior.

Na técnica endovascular para tratamento de aneurisma de aorta torácica, uma endoprótese (tubo cilíndrico de metal e tecido) é colocada dentro do aneurisma torácico sem que se abra cirurgicamente o tecido ao seu redor. Geralmente são realizados pequenos cortes na virilha por onde se passam os cateteres para a execução do procedimento.

Agende uma consulta