Home » Doenças Vasculares » Aneurismas » O que é Aneurisma de Aorta Toracoabdominal?

Voltar

O que é Aneurisma de Aorta Toracoabdominal?

aneurisma-de-aorta-06

Os aneurismas de aorta toracoabdominais são aqueles que atingem os ramos da aorta que enviam sangue para órgãos como os rins, fígado e intestinos.

Para auxiliar no planejamento cirúrgico, foi criada uma classificação dos aneurismas toracoabdominais de acordo com a região da aorta acometida.

 

 

Causas de Aneurisma de Aorta Toracoabdominal

O surgimento dos aneurismas de aorta toracoabdominais possui ligação com o desenvolvimento da aterosclerose. Dentre os fatores que favorecem seu surgimento estão os de origem genéticas e hereditárias, idade avançada, tabagismo, entre outros.

Sintomas de Aneurisma de Aorta Toracoabdominal

O aneurisma de aorta toracoabdominal costuma ser detectado em exames de rotina, uma vez que o paciente geralmente não apresenta sintomas.

Em alguns casos, o primeiro sintoma pode ser o rompimento do aneurisma, que se caracteriza como um quadro grave, muitas vezes acompanhado de dor torácica e/ou abdominal e queda da pressão arterial.

Tratamentos Aneurisma de Aorta Toracoabdominal

Atualmente há duas principais técnicas para o tratamento do aneurisma aorta toracoabdominal: a cirurgia aberta e a endovascular.

Na técnica aberta, há a necessidade de abertura do abdome e possivelmente do tórax, seguida da interrupção temporária do fluxo de sangue neste segmento da aorta e seus ramos e substituição da porção dilatada por uma prótese de tecido que é costurada no local. Os ramos viscerais da aorta também devem ser reimplantados, o que torna a cirurgia mais prolongada e com risco elevado de complicações.

Neste procedimento é necessária a aplicação de anestesia geral. Por ser uma intervenção de grande porte, a recuperação é mais lenta e o tempo de internação maior.

A técnica endovascular para correção de aneurisma toracoabdominal pode exigir, além do implante da endoprótese, o reimplante das artérias viscerais. Desta forma, este procedimento envolve um planejamento adequado e conhecimento amplo das técnicas endovasculares.

tabela2

Agende uma consulta