Home » Doenças Vasculares » Embolizações » Varicocele

Voltar

Varicocele

O que é?

A varicocele pode ser considerada o desenvolvimento de varizes nas veias do testículo. É a dilatação anormal destas veias e constitui a causa tratável mais comum de infertilidade masculina.

Aproximadamente 10% dos homens têm varicocele e boa parte não apresenta sintomas ou problemas de fertilidade. Porém, estima-se que a varicocele do homem seja responsável por 30% dos casos de casais que não conseguem ter filhos. Em muitos pacientes pode causar dor e atrofia  testicular.

varicocele-01

Causas

A varicocele acomete mais frequentemente o testículo esquerdo e ocorre devido à presença de refluxo na veia espermática interna que se torna incapaz de drenar o sangue do testículo.

A ausência ou destruição das válvulas nessa veia provoca o refluxo (o sangue segue em direção contrária) e estase do sangue ao nível das veias ao redor do testículo, causando sua dilatação.

Sintomas

A varicocele pode ser volumosa e não apresentar sintomas. Algumas vezes, porém, os pacientes queixam-se de dor, sensação de peso e desconforto ou comprometimento estético da região.

Diagnóstico

Geralmente, o próprio paciente nota a dilatação das veias na bolsa escrotal. Exames de imagem podem ser realizados para estudo do caso e indicação do tratamento, como ultrassonografia com Doppler, tomografia e cintilografia dos testículos.

Tratamentos

Existem, atualmente, duas técnicas para o tratamento da varicocele. A técnica convencional, que consiste na cirurgia aberta com cortes, geralmente realizada por cirurgiões urologistas, e a técnica endovascular, realizada mediante o procedimento de embolização.

A embolização é um método minimamente invasivo, feito apenas com anestesia local. Consiste na introdução de um fino cateter através da veia femoral na virilha ou da veia jugular no pescoço.

Com o auxílio de radioscopia digital, o cirurgião endovascular leva o cateter até o interior da veia espermática e realiza a embolização, colocando, geralmente, espirais metálicos que interrompem o refluxo do sangue que está causando a varicocele.

O tempo de recuperação e retorno para as atividades após o tratamento endovascular é, em média, de dois dias. No caso do tratamento cirúrgico convencional, este período pode ser de duas a três semanas.

varicocele-02

Agende uma consulta