Home » Doenças Vasculares » Cateter Port a Cath

Voltar

Cateter Port a Cath

O que é?

São muitos os pacientes que necessitam de tratamento com injeção de medicamentos intravenosos por períodos prolongados. São exemplos, pacientes em tratamento de infecções ósseas que fazem uso de antibióticos e principalmente pacientes que precisam realizar quimioterapia.

portocath-01

Nestes casos, o implante de um portocath é extremamente recomendado e benéfico. Este cateter, implantado no subcutâneo, pode ser utilizado toda vez que for necessária a infusão da medicação intravenosa. Desta forma, não há necessidade de puncionar as veias do braço para infundir a medicação, procedimento que pode ser dolorido em alguns quimioterápicos.

O portocath é um cateter de longa permanência – pode ficar por até cinco anos se adequadamente manipulado –, implantado embaixo da pele, que é puncionado certeiramente por uma agulha específica, chamada hubber point, com formato de “L” de ponta cabeça. Depois de colocado, o sistema é “lavado” com soro e então a medicação é infundida através dele.

portocath-02

 

A equipe do Instituto Belczak de Cirurgia Vascular e Endovascular é especializada no implante de todos os tipos de cateter de portocath disponíveis no mercado. Após o implante do cateter, o paciente é acompanhado até a retirada do dispositivo, que também é realizada pela própria equipe.

Tratamentos

O implante do cateter de portocath é realizado no centro cirúrgico com anestesia local. Para tornar o procedimento rápido e seguro, utiliza-se um aparelho de radioscopia digital. Geralmente, o paciente tem alta no mesmo dia e pode realizar a infusão dos medicamentos pelo cateter assim que for implantado. Para o fechamento da pele, é feita sutura intradérmica, muito utilizada pelos cirurgiões plásticos para deixar o mínimo de cicatriz possível.

Agende uma consulta