Cateter Port a Cath

O que é Cateter Port a Cath?

São muitos os pacientes que necessitam de tratamento com injeção de medicamentos intravenosos por períodos prolongados. São exemplos, pacientes em tratamento de infecções ósseas que fazem uso de antibióticos e principalmente pacientes que precisam realizar quimioterapia.

portocath-01

Nestes casos, o implante de um portocath é extremamente recomendado e benéfico. Este cateter, implantado no subcutâneo, pode ser utilizado toda vez que for necessária a infusão da medicação intravenosa. Desta forma, não há necessidade de puncionar as veias do braço para infundir a medicação, procedimento que pode ser dolorido em alguns quimioterápicos.

O portocath é um cateter de longa permanência – pode ficar por até cinco anos se adequadamente manipulado –, implantado embaixo da pele, que é puncionado certeiramente por uma agulha específica, chamada hubber point, com formato de “L” de ponta cabeça. Depois de colocado, o sistema é “lavado” com soro e então a medicação é infundida através dele.

portocath-02

 

A equipe do Instituto Belczak de Cirurgia Vascular e Endovascular é especializada no implante de todos os tipos de cateter de portocath disponíveis no mercado. Após o implante do cateter, o paciente é acompanhado até a retirada do dispositivo, que também é realizada pela própria equipe.

 

Tratamentos de Cateter Port a Cath

O implante do cateter de portocath é realizado no centro cirúrgico com anestesia local. Para tornar o procedimento rápido e seguro, utiliza-se um aparelho de radioscopia digital. Geralmente, o paciente tem alta no mesmo dia e pode realizar a infusão dos medicamentos pelo cateter assim que for implantado. Para o fechamento da pele, é feita sutura intradérmica, muito utilizada pelos cirurgiões plásticos para deixar o mínimo de cicatriz possível.