Pé Diabético

O que é Pé Diabético?

O pé diabético engloba uma série de alterações que ocorrem nos pés de pessoas portadoras de diabetes. Essas alterações se constituem principalmente em problemas circulatórios, de baixa resistência às infecções e doenças dos  nervos.

pe-diabetico-01

 

Causas de Pé Diabético

O pé diabético ocorre devido à ação destrutiva do excesso de glicose (açúcar) no sangue. Essas alterações predispõem ao surgimento de feridas, retardo no processo de cicatrização, deformidades no pé e o desenvolvimento de infecção com bactérias agressivas.

 

Sintomas de Pé Diabético

pe-diabetico-02

Os sintomas mais comuns do paciente portador de pé diabético são: formigamentos, perda de sensibilidade local, dores, queimação nos pés e pernas, dormência e fraqueza nas pernas.

Estes sintomas podem piorar à noite, ao deitar. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar a doença, mas não manifestarem os sintomas em decorrência das alterações nos nervos. Nestas situações, a pessoa pode se dar conta do problema quando já está em um estágio avançado e quase sempre com uma ferida.

Os dedos dos pés destes pacientes podem sofrer deformidades, calosidades e feridas. Os espaços entre os dedos podem apresentar fissuras.

 

Diagnóstico de Pé Diabético

A consulta com um cirurgião vascular é fundamental para avaliação de alterações que podem passar despercebidas pelo paciente em virtude da alteração da sensibilidade.

 

Tratamentos de Pé Diabético

Listamos abaixo algumas medidas que devem ser realizadas para prevenir/tratar pacientes portadores do pé diabético.

pe-diabetico-03

– Orientar o paciente sobre a realização do autoexame dos pés rotineiramente.

– Alívio da compressão e proteção de qualquer úlcera ou ferida.

– Revascularização aberta ou endovascular de pacientes portadores de feridas e doença arterial obstrutiva.

– Tratamento de infecções com cirurgias de limpeza, antibióticos e curativos apropriados para cada caso.

– Dependendo do aspecto da ferida, pode ser empregada câmara hiperbárica, curativos com pressão negativa ou produtos biologicamente ativos (colágenos, alginato, fatores de crescimento).

– Utilização de calçado adequado, ou dependendo caso, confecção de órtese ou prótese.